20100826

Boas surpresas!


Depois da onda de negativismo do último post, hoje é dia de deixar o optimismo entrar. De acreditar que o bom e o positivo ainda têm lugar no meio de tantas más notícias (ontem e hoje, mais 2 aviões q caíram, mais uma mãe que possivelmente assassinou filho recém-nascido...).

Estamos a chegar ao final do Verão e as actividades para o próximo ano pastoral começam a ser preparadas. Esta semana foi tempo de pensar a catequese: que estratégias utilizar para motivar catequistas e consequentemente pai e catequizandos, que catequistas, que materiais... no meio de muitas ideias, umas utópicas, outras que até podem dar certo, chegando ao inevitável MAS... mas não temos catequistas suficientes...

E fomos procurar... pensamos em pessoas que teriam o perfil adequado, pessoas que acreditamos que serão boas catequistas em todas as suas dimensões (transmissão de fé, testemunho de vida, trabalho em equipa, relação com catequizandos e outros catequistas...) E a BOA SURPRESA: todos aceitaram o desafio! Claro que com reservas, medos, etc... Enfim, o normal no início de uma importante missão, mas aceitaram, e com entusiasmo!

É tão bom perceber que ainda há pessoas dispostas a partilhar o seu tempo e o seu ser. Perceber que, mesmo perante um grande desafio (sim, ser catequista, considerando os padrões de comportamentos sociais e eclesiais atuais, É UM DESAFIO), há pessoas que têm a coragem de dizer SIM.

E por isso, hoje há boas notícias!

20100824

Más notícias!

A25. Hospital corrige informação: cinco mortos

Dois feridos na Madeira mantêm-se com prognóstico
reservado
Os dois feridos internados no Funchal, na sequência da queda de uma palmeira no último domingo durante um comício dos PSD-Madeira, mantêm-se com “prognóstico reservado, em coma induzido”

Nepal: Avião despenha-se e faz 14 vítimas mortais
Chefe dos trabalhos de socorro diz que não há sobreviventes do acidente. Avião seguia para o Evereste com três tripulantes e 11 passageiros. Um avião com 14 pessoas a bordo despenhou-se hoje a sudeste de Katmandu.

Ataque a hotel na Somália faz 30 mortos
Presstur 24-08-2010 (11h52) Um hotel em Mogadíscio, na capital da Somália, foi esta manhã, terça-feira, atacado por homens militantes islamitas, matando cerca de 30 pessoas.

As noticias sucedem-se… as ondas de más noticias sucedem-se a um ritmo alucinante. Este mês, Agosto, o mês de férias para muitos, mês de despreocupações e de relaxamento ficou marcado pelas tragédias. As motivações, as causas, as dimensões foram muitas e variadas, mas sempre um aspecto comum: vidas que se transformaram… para pior.


Entre cheias, incêndios, acidentes por terra, água e mar, nas últimas semanas, milhares de
pessoas acordaram para um novo dia sem os bens que lutaram uma vida para conseguir, sem os seus familiares e amigos, sem um lenço para limpar as lágrimas de quem olha de frente a dor.

Em cima coloquei apenas alguns títulos resultado de uma olhada rápida numa página de notícias. Apenas hoje, apenas agora...

Que papel será o meu? e o teu?

É a duvida que resta,que me leva a perguntar...qual papel sera o meu? o de quem nada faz?
embora doa, nada fiz para mudar.

Embora doa, nada vai mudar. E revemos nas imagens que não passa de um esboço...escolhem os senhores da guerra os motivos a seu gosto...

Embora doa, nada fiz para mudar.embora doa, nada vai mudar.

Porque nada surprende. Já vivemos com o medo. Quem nos chama a razão? Ao som de armas adormeço...


Embora doa, não me faz perder o sono.embora doa... escorre sangue pelo ombro em directo na tv explode a carne em mãos de quem nada fez embora doa, não me sujo desse sangue embora doa, há sempre outro canal embora doa...embora doa, não me sujo desse sangue embora doa, há sempre outro canal.

é a duvida que resta que me leva a perguntar...

<>

20100819

Dreams & Feathers

A life full of dreams & feathers: full or empty? My my mom...

20100810

Ecletismo

Ecletismo ou Ecleticismo é um método
científico
ou filosófico que busca a
conciliação de
teorias distintas. Na política e
nas
artes, ecletismo
pode ser simplesmente a liberdade de escolha sobre aquilo que se julga melhor,
sem se a apegação a uma determinada
marca, estilo ou preconceito.




No fim de semana passado fui ao festival Andanças pela 1ª vez... Foi muito do que eu esperava... Foi muito muito bom! Muito boa a energia, muito boa a dança, muito boa a sensação de liberdade, muito boa a companhia…
Mas acima de tudo o que foi muito bom, porque é tão raro hoje em dia, foi o ambiente eclético. Sim, uma palavra difícil! Mas não encontro outra melhor. E afinal, as palavras existem na nossa bela língua portuguesa. Então, é melhor darmos-lhes uso ou ainda enferrujam!
O ambiente, sim o ambiente! Ali encontrei famílias, jovens casais, crianças, casais idosos. Encontrei grupos de amigos portugueses e estrangeiros. Encontrei “rastas”… É interessante ver o cenário de uma tenda de danças onde carrinhos de bebés se misturam com uma multiplicidade de cores, de pessoas! É interessante perceber que podes ser tu mesmo, porque ali ninguém te vai julgar, porque a unicidade é respeitada e vista como riqueza!
Pena que seja só ali que se vive o ecletismo… não exclusivamente, de certeza! Mas não existem muitos lugares assim. Pelo menos não encontrei ainda! Se alguém souber, avise!
Ponho-me a pensar e… talvez por não se viver… ou por ser uma coisa tão estranha na nossa sociedade de modas e de “tem que ser”, é que a palavra é tão rara e soa a doença grave!
Bem… obrigada Andanças por me lembrares que ainda é possível sermos diferentes na unidade!

Foto em www.andanças.net