20100810

Ecletismo

Ecletismo ou Ecleticismo é um método
científico
ou filosófico que busca a
conciliação de
teorias distintas. Na política e
nas
artes, ecletismo
pode ser simplesmente a liberdade de escolha sobre aquilo que se julga melhor,
sem se a apegação a uma determinada
marca, estilo ou preconceito.




No fim de semana passado fui ao festival Andanças pela 1ª vez... Foi muito do que eu esperava... Foi muito muito bom! Muito boa a energia, muito boa a dança, muito boa a sensação de liberdade, muito boa a companhia…
Mas acima de tudo o que foi muito bom, porque é tão raro hoje em dia, foi o ambiente eclético. Sim, uma palavra difícil! Mas não encontro outra melhor. E afinal, as palavras existem na nossa bela língua portuguesa. Então, é melhor darmos-lhes uso ou ainda enferrujam!
O ambiente, sim o ambiente! Ali encontrei famílias, jovens casais, crianças, casais idosos. Encontrei grupos de amigos portugueses e estrangeiros. Encontrei “rastas”… É interessante ver o cenário de uma tenda de danças onde carrinhos de bebés se misturam com uma multiplicidade de cores, de pessoas! É interessante perceber que podes ser tu mesmo, porque ali ninguém te vai julgar, porque a unicidade é respeitada e vista como riqueza!
Pena que seja só ali que se vive o ecletismo… não exclusivamente, de certeza! Mas não existem muitos lugares assim. Pelo menos não encontrei ainda! Se alguém souber, avise!
Ponho-me a pensar e… talvez por não se viver… ou por ser uma coisa tão estranha na nossa sociedade de modas e de “tem que ser”, é que a palavra é tão rara e soa a doença grave!
Bem… obrigada Andanças por me lembrares que ainda é possível sermos diferentes na unidade!

Foto em www.andanças.net

1 comentário:

Ana Patrícia Marques disse...

E desculpa a abalada mais cedo que o esperado...

O obrigada